top of page
CONPIS2023.png

Seção de comunicação científica "Dimensões da Sustentabilidade"

II CONGRESSO NACIONAL DE PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES E SUSTENTABILIDADE - CONPIS 2023

Serão disponibilizadas para acesso e diálogo os vídeos de apresentação de artigos aceitos para a coletânea, que apresentam práticas e resultados de pesquisas vinculadas às dimensões social, ambiental e econômica da Sustentabilidade.

INTERLOCUÇÃO ENTRE ARTESANATO E SUSTENTABILIDADE MEDIADA PELA COMUNICAÇÃO DIGITAL

INTERLOCUÇÃO ENTRE ARTESANATO E SUSTENTABILIDADE MEDIADA PELA COMUNICAÇÃO DIGITAL

Comunicação de resultados que constam do artigo "INTERLOCUÇÃO ENTRE ARTESANATO E SUSTENTABILIDADE MEDIADA PELA COMUNICAÇÃO DIGITAL", de Vaneza Pereira Narciso e Marcos Paulos Sales do Nascimento, durante o Congresso Nacional de Práticas Interdisciplinares e Sustentabilidade - CONPIS 2023. Resumo: A atividade artesanal é tão antiga quanto a história da humanidade. Nas últimas décadas, vem sofrendo com a ameaça dos processos globalizantes, que agem diretamente na sua construção identitária, imbricada nas relações familiares e cheias de ancestralidade. Um dos desafios impostos à sustentabilidade da produção artesanal é a sua inserção no universo digital. Este artigo visa compreender como os artesãs podem utilizar a comunicação digital de modo autônomo, promovendo um desenvolvimento sustentável emancipatório. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo revisão de literatura, que forneceu exemplos do impacto da globalização nas comunidades artesãs. Também investigou-se quais as estratégias de resistência são adotadas por tais comunidades. A partir da verificação dos dados, foi possível entender que a comunicação é intrínseca à construção identitária do artesanato e que os artesãos, quando previamente conscientes do significado e objetivo do uso dos meios de comunicação digital, promovem o fortalecimento do saber-fazer, a inclusão social e o empoderamento feminino.
AGRICULTURA FAMILIAR: UMA SOLUÇÃO BASEADA NA COOPERAÇÃO

AGRICULTURA FAMILIAR: UMA SOLUÇÃO BASEADA NA COOPERAÇÃO

Comunicação de resultados que constam do artigo "AGRICULTURA FAMILIAR: UMA SOLUÇÃO BASEADA NA COOPERAÇÃO", de Maylson Carlos Tokase Nascimento e Débora Schmitt Kavalek​, durante o Congresso Nacional de Práticas Interdisciplinares e Sustentabilidade - CONPIS 2023. Resumo: Em um passado não muito distante, a agricultura direcionava-se apenas a suprir as necessidades humanas, entretanto, com a demanda mercadológica, o campesinato precisou se (re)organizar para atender diferentes mercados. A agricultura familiar torna-se então um meio de desenvolvimento de pequenas comunidades, as orientando para além de uma produção de subsistência. Destarte, sistemas agrícolas tradicionais são desafiados, pois as transformações ocorridas no século exigem práticas que adaptem conhecimentos tradicionais à agricultura de precisão. Este estudo busca compreender o processo histórico da agricultura familiar, sua importância para o desenvolvimento sustentável, métodos de cultivo e políticas públicas que favorecem o agricultor, além da importância das cooperativas e associações de agricultores familiares. Foi realizada uma revisão de literatura e utilizados dados do censo agropecuário de 2017. Ao final, fica clara a importância da agricultura familiar, suas contribuições para o desenvolvimento do campo e seus desafios, evidenciando-se a relevância das políticas públicas e da cooperação. Palavras Chaves: Necessidades Humanas. Agricultura Familiar. Desenvolvimento Sustentável. Cooperação.
O ESPAÇO EXTERNO INSTITUCIONAL: UM AMBIENTE EDUCATIVO CATALISADOR DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL...

O ESPAÇO EXTERNO INSTITUCIONAL: UM AMBIENTE EDUCATIVO CATALISADOR DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL...

Comunicação de resultados que constam do artigo "O ESPAÇO EXTERNO INSTITUCIONAL: UM AMBIENTE EDUCATIVO CATALISADOR DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL NA PRIMEIRA INFÂNCIA", de Alesandra Rafael de Oliveira, Ana Carolina Aparecida dos Santos, Daniela Macedo de Lima e João Amadeus Pereira Alves, durante o Congresso Nacional de Práticas Interdisciplinares e Sustentabilidade - CONPIS 2023. Resumo: Este estudo objetiva analisar as percepções das professoras da Educação Infantil, sobre o espaço externo como elemento potencialmente educativo. O corpus desta análise discorre sobre 9 práticas educativas desenvolvidas durante a realização de um Projeto de extensão universitária denominado PAE (Projeto Pesquisa-Ação na Escola), ministrado para professores de uma instituição pública de Educação Infantil em Curitiba. Optamos pela pesquisa qualitativa exploratória de Ludke e André (2013), e pela metodologia da Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2007). Além de proporcionar experiências significativas de aprendizado para as crianças, foi possível desmistificar um tema polêmico na Educação Infantil, a crença na impossibilidade de realizar propostas educativas com crianças pequenas no espaço externo. A equipe da unidade educativa percebeu a importância do trabalho coletivo e como é prazeroso ver a alegria, o interesse e o carinho das crianças em cuidar do quintal da unidade como um espaço especial para elas.
RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE PROJETO DE COLETA SELETIVA E RECICLAGEM EM ESCOLA EM IBIÚNA/SP

RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE PROJETO DE COLETA SELETIVA E RECICLAGEM EM ESCOLA EM IBIÚNA/SP

Comunicação de resultados que constam do artigo "RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE PROJETO DE COLETA SELETIVA E RECICLAGEM EM ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL EM IBIÚNA - SP", de Eliandro Vieira Cardoso, durante o Congresso Nacional de Práticas Interdisciplinares e Sustentabilidade - CONPIS 2023. Resumo: A educação precisa estar alinhada às dinâmicas que ocorrem na sociedade, sob o risco de não acompanhar processos naturais de evolução, tornando-se obsoleta. Sendo assim, a partir das transformações sociais, é urgente que a educação também se modifique. Tendo em vista este ideal, percebe-se que uma função primordial da educação seja indicar possibilidades relacionadas a um mundo em que a sustentabilidade seja vivenciada naturalmente pela população. Portanto, metodologias diversificadas precisam compor, com mais frequência, as dinâmicas escolares, para que se atue, de forma consistente, na formulação de ações que busquem soluções práticas para problemas que afetam a coletividade. Diante disto, o referido artigo, baseado em revisão de literatura e na exposição do Projeto Reciclagem, realizado na E. E. Olímpia Falci – Dona, tem por objetivo apontar possibilidades de atuação docente neste contexto, haja vista que o desenvolvimento de práticas aliadas à teoria mostra-se promissor, ao permitir maior engajamento discente. Palavras-chave: Educação. Sustentabilidade. Reciclagem.
O PAPEL DAS ESCOLAS NA PROMOÇÃO DA CIDADANIA AMBIENTAL ATRAVÉS DOS CLUBES AMBIENTAIS ESCOLARES...

O PAPEL DAS ESCOLAS NA PROMOÇÃO DA CIDADANIA AMBIENTAL ATRAVÉS DOS CLUBES AMBIENTAIS ESCOLARES...

Comunicação de resultados que constam do artigo "O PAPEL DAS ESCOLAS NA PROMOÇÃO DA CIDADANIA AMBIENTAL ATRAVÉS DOS CLUBES AMBIENTAIS ESCOLARES NA CIDADE DE MAPUTO", de Ângelo Correia Nhancale, durante o Congresso Nacional de Práticas Interdisciplinares e Sustentabildiade - CONPIS 2023. Resumo: O presente texto tem por objetivos descrever e refletir sobre a importância dos clubes ambientais escolares na educação para a cidadania ambiental, a partir do exemplo de algumas escolas da Cidade de Maputo, que criaram clubes e desenvolveram atividades ligadas à educação ambiental, sob a égide da KUWUKA JDA, uma organização da sociedade civil moçambicana. Como metodologia, privilegiou-se o cruzamento de informação documental da KUWUKA JDA com a literatura relacionada à temática educativo-ambiental. Portanto, é um estudo eminentemente bibliográfico. Parte-se da seguinte questão: qual é a relevância dos clubes ambientais na promoção da educação para a cidadania ambiental? A reflexão levou-nos a concluir que os clubes ambientais escolares são importantes na construção de uma cidadania ambiental, através do ativismo ambiental que favorece o bem-estar ambiental das comunidades, principalmente no que diz respeito ao saneamento do meio ambiente e à criação de espaços verdes nas escolas e na Cidade de Maputo. Palavras-chave: Cidadania Ambiental. Educação. Educação Ambiental. Meio Ambiente. Clube Ambiental.
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ESPAÇO ESCOLAR: PERCEPÇÃO E CONCEPÇÃO DOS DISCENTES DO IFPA - ALTAMIRA/PA
ESTUDO DA LEGISLAÇÃO SOBRE QUALIDADE E A PRESENÇA DE RESÍDUOS DE ANTIMICROBIANOS EM LEITE IN NAT...

ESTUDO DA LEGISLAÇÃO SOBRE QUALIDADE E A PRESENÇA DE RESÍDUOS DE ANTIMICROBIANOS EM LEITE IN NAT...

Comunicação de resultados que constam do artigo "ESTUDO DA LEGISLAÇÃO SOBRE QUALIDADE E A PRESENÇA DE RESÍDUOS DE ANTIMICROBIANOS EM LEITE IN NATURA, PASTEURIZADO E UHT NO EXTREMO SUL BAIANO", de Gabriela da Cruz Martins, Luanna Chácara Pires, Daniel Naaman Cerqueira, Thais Alves Pereira e Thiago Soares Rocha, durante o Congresso Nacional de Práticas Interdisciplinares e Sustentabilidade - CONPIS 2023. Resumo: O leite além de ser indispensável na nutrição humana, configura-se como elemento de destaque na agropecuária brasileira. Por ser um produto altamente consumido e considerando a sua importância, este deve apresentar condições sanitárias adequadas, onde diversos parâmetros são utilizados para caracterizar a sua qualidade, como a ausência de microrganismos patogênicos e resíduos de fármacos, a exemplo dos antibióticos, tornando-se crucial uma legislação que faça o monitoramento e avaliação desses parâmetros para assegurar a qualidade do produto e minimizar perigos à saúde dos indivíduos que o consomem. A partir disso, objetivou-se com esse trabalho estudar e compreender a legislação que rege a produção e a qualidade de leite no Brasil e no Extremo Sul da Bahia, observando como ela impõe as regras, normas e parâmetros que devem ser seguidos para manter a qualidade do leite, desde o produtor até a rotulagem do produto alimentício por meio de uma revisão de literatura.
O DIREITO FUNDAMENTAL À SEGURANÇA CLIMÁTICA, A ADPF 708/DF E A BOA GOVERNANÇA AMBIENTAL

O DIREITO FUNDAMENTAL À SEGURANÇA CLIMÁTICA, A ADPF 708/DF E A BOA GOVERNANÇA AMBIENTAL

Comunicação de resultados que constam do artigo "O DIREITO FUNDAMENTAL À SEGURANÇA CLIMÁTICA, A ADPF 708/DF E A BOA GOVERNANÇA AMBIENTAL", de Mery Elen da Silva Scalia Carvalho, durante o Congresso Nacional de Práticas Interdisciplinares e Sustentabildiade - CONPIS 2023. Resumo: a ação antrópica sobre a natureza vem ocasionando mudanças climáticas que impactam de forma negativa na Biosfera, afetando principalmente a vida daqueles que habitam em países subdesenvolvidos e já se encontram em situação de vulnerabilidade. O presente artigo abordará os contornos do direito fundamental à segurança climática no Brasil, partindo dos compromissos internacionais assumidos e do direito interno. Ademais, será analisada a decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 708/DF, que traz importantes comandos acerca da governança ambiental responsável. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, realizada a partir do levantamento doutrinário, legislativo e jurisprudencial. Constatou-se que a segurança climática é imprescindível para a concretização de outros direitos fundamentais, sendo imperioso que o Poder Público atue de forma diligente para mitigar o aquecimento global e seus efeitos, o que inclui a eficiente gestão do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima. Palavras-chave: Mudanças climáticas. Sustentabilidade. Direitos fundamentais. Litígios climáticos. Governança.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA PRESERVAÇÃO DA REBIO ESTADUAL DO AGUAÍ

EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA PRESERVAÇÃO DA REBIO ESTADUAL DO AGUAÍ

Comunicação de resultados que constam do artigo "EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA PRESERVAÇÃO DA REBIO ESTADUAL DO AGUAÍ", de Izabely Souza dos Santos, Mariane de Oliveira Cardoso, Ledina Lentz Pereira, Carlyle Bezerra Torre de Menezes e Yasmine de Moura da Cunha, durante o Congresso Nacional de Práticas Interdisciplinares e Sustentabilidade - CONPIS 2023. Resumo: O Bioma Mata Atlântica é uma das regiões mais ricas em biodiversidade, abrigando espécies endêmicas a serem preservadas. No Brasil, este bioma encontra-se melhor conservado em Santa Catarina, com a contribuição da Reserva Biológica Estadual (REBIO) do Aguaí, unidade de conservação de proteção integral com 7.672 hectares no sul do Estado. O projeto de extensão objetiva possibilitar o envolvimento da comunidade escolar em ações que visem à integração da REBIO no contexto educacional, em escolas do Território Paulo Freire II, contribuindo para o desenvolvimento de posturas e ações compatíveis com a preservação deste Bioma. A metodologia envolveu aprofundamento teórico sobre extensão, Educação Ambiental, interdisciplinaridade, informações referentes a REBIO do Aguaí, saída a campo para reconhecimento da REBIO e palestras. Observou-se o envolvimento de estudantes, professores e gestores da escola parceira, com a perspectiva de promover o desenvolvimento de pensamento ético cidadão com mudança de atitudes perante a biodiversidade deste Bioma.
ESTUDO DA PECUÁRIA LEITEIRA NO EXTREMO SUL BAIANO E DA LEGISLAÇÃO SOBRE QUALIDADE E A PRESENÇA...

ESTUDO DA PECUÁRIA LEITEIRA NO EXTREMO SUL BAIANO E DA LEGISLAÇÃO SOBRE QUALIDADE E A PRESENÇA...

Comunicação de resultados que constam do artigo "ESTUDO DA PECUÁRIA LEITEIRA NO EXTREMO SUL BAIANO E DA LEGISLAÇÃO SOBRE QUALIDADE E A PRESENÇA DE RESÍDUOS DE ANTIMICROBIANOS NO LEITE", de Gabriela da Cruz Martins, Luanna Chácara Pires, Daniel Naaman Cerqueira, Thais Alves Pereira e Thiago Soares Rocha, durante o Congresso Nacional de Práticas Interdisciplinares e Sustentabilidade - CONPIS 2023. Resumo: O leite além de ser indispensável na nutrição humana, configura-se como elemento de destaque na agropecuária brasileira. Por ser um produto altamente consumido e considerando a sua importância, este deve apresentar condições sanitárias adequadas, onde diversos parâmetros são utilizados para caracterizar a sua qualidade, como a ausência de microrganismos patogênicos e resíduos de fármacos, a exemplo dos antibióticos, tornando-se crucial uma legislação que faça o monitoramento e avaliação desses parâmetros para assegurar a qualidade do produto e minimizar perigos à saúde dos indivíduos que o consomem. A partir disso, objetivou-se com esse trabalho estudar e compreender a legislação que rege a produção e a qualidade de leite no Brasil e no Extremo Sul da Bahia, observando como ela impõe as regras, normas e parâmetros que devem ser seguidos para manter a qualidade do leite, desde o produtor até a rotulagem do produto alimentício por meio de uma revisão de literatura.
A SUSTENTABILIDADE DO PARQUE LIONS CLUBE TUCURUVI NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, SP, BRASIL...
PROBLEMAS AMBIENTAIS IDENTIFICADOS NAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE (APP'S) DO RIO RIACHÃO (PI)

PROBLEMAS AMBIENTAIS IDENTIFICADOS NAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE (APP'S) DO RIO RIACHÃO (PI)

Comunicação de resultados que constam do artigo "PROBLEMAS AMBIENTAIS IDENTIFICADOS NAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE (APP'S) DO RIO RIACHÃO, EM SANTO ANTÔNIO DE LISBOA (PI)", de Glecia Maria De Carvalho Sousa e Claudia Maria Sabóia De Aquino, durante o Congresso Nacional de Práticas Interdisciplinares e Sustentabilidade - CONPIS 2023. Resumo: As inovações tecnológicas permitiram ao homem interferir cada vez mais no meio ambiente, pois facilitaram a exploração e transformação dos recursos da natureza em grande velocidade, dificultando sua capacidade de recomposição, e gerando assim graves problemas ambientais. O objetivo deste trabalho foi identificar os problemas ambientais decorrentes dos usos indevidos da área no entorno do rio Riachão. Aplicou-se a seguinte metodologia para a realização da pesquisa: utilização das geotecnologias para realizar o mapeamento e quantificação dos usos e cobertura das terras nas áreas drenadas pelo Riachão, levantamento bibliográfico e cartográfico, e excursões de campo com registros fotográficos. O resultado revelou alguns problemas ambientais: supressão da mata ciliar, processos erosivos e de assoreamento, práticas agrícolas realizadas de forma insustentável, desmatamento, exploração indiscriminada de areia e construções/edificações urbanas/rurais às margens do rio. Espera-se que os dados aqui obtidos subsidiem ações voltadas ao planejamento ambiental para a área. Palavras-chave: Uso e cobertura da terra. Problemas ambientais. Rio Riachão. Santo Antônio de Lisboa (PI).
16 de março de 2023
bottom of page