PROFESSORAS E A EDUCAÇÃO QUILOMBOLA NA PANDEMIA DA COVID-19
Evandro da Fonseca Almeida; Mônica Strege Médici.
Artigo/Capítulo de livro
Em 2020 a humanidade foi assolada pela pandemia da Covid-19, impondo restrições de mobilidade. Isso impactou diretamente a escola que precisou se adaptar para continuar atendendo suas demandas. Objetiva-se, com este trabalho, ouvir e analisar as percepções das professoras de uma escola municipal no Quilombo do Prata, em São Félix do Tocantins – TO, revelando percepções diante do período em que as atividades ocorreram de forma remota. A pesquisa foi de natureza básica, de metodologia qualitativa, com coleta de dados efetuada através de formulário eletrônico contendo questões (via plataforma GoogleForms) e enviado por aplicativo de mensagem instantânea às professoras durante os dias 05 a 30 de outubro de 2021. Participaram da pesquisa, 05 professoras. Após a aplicação do questionário, as respostas foram analisadas e discutidas à luz do referencial teórico. O trabalho destaca que, de acordo com a perspectiva das professoras, o ensino remoto não foi satisfatório, provocando inúmeras dificuldades enfrentadas pelas profissionais, nesse período.